Nós, nas Olimpíadas do Conhecimento!

Compartilhamos um histórico de nossa participação nas Olimpíadas Brasileiras de Conhecimento, sempre parabenizando os alunos por se desafiarem frente a novas  experiências de aprendizagens.

As olimpíadas têm como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens. São competições de âmbito nacional que agregam cerca de 770 mil estudantes de 8 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.

Destacamos alguns depoimentos desta nesta trajetória:

Olimpíada Brasileira de Física (OBF) foi nossa primeira experiência em Olimpíadas do Conhecimento, disputada em 2014 com dois alunos que chegaram às semifinais. Em 2018, Arthur Bianchessi (101) e Laura Fortes (103) realizaram a segunda fase, quando as provas passaram a ser descritivas, e Arthur está na seletiva para a etapa internacional.

“Vale muito a pena participar, são novas experiências que te ajudam a aprender coisas novas. Gosto de ir bem nos desafios, procurar não errar e descobrir o quanto já sei”, Arthur Bianchessi.

“É uma ótima oportunidade para aprender e também testar nosso conhecimento sobre o universo da Física. Eu achava que era mais complexo, mas alguns cálculos a gente aplica no dia a dia. Na segunda fase, por não ser de múltipla escolha, fica mais difícil, mas mesmo assim vale a pena o desafio”, Laura Fortes.

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2015 nosso ex-aluno, Marcelo Aron Keniger, ganhou a medalha de ouro da competição e foi convidado para a Jornada Espacial, organizada pela Agência Espacial Brasileira, em São José dos Campos que, junto à Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), são coordenadores da OBA.

Decorrente das experiências com a OBA, em 2016 nosso currículo de Física Fundamental do 9º ano passou a contemplar conceitos de Astronomia.

Em 2018, o número de participantes foi expressivo, 35 alunos do Ensino Fundamental I e 14, no Fundamental II e Médio, com notas finais próximas a 9 pontos.

“Muitas coisas eu já tinha ouvido falar, mas outras não, foi divertido, eu aprendi sobre Astronomia, vou continuar  participando nos outros anos!”, Daniela Pozzebon (51).

Olimpíadas de Geografia (OBG) em 2018 foi nosso primeiro desafio na área das Ciências Naturais, 9 equipes entraram na disputa, destas 8 avançaram, 3 seguiram para a segunda fase e estamos comemorando a classificação das equipes Campeã e Vice-Campeã Estaduais, que participam da final em Brasília, formadas pelos alunos Thiago Bonatto Arlaque, Laura Fortes Griebeler, Isabela Souza Fontoura, Ian Kersz Amaral, Maria Eduarda Mayer da Silva e Bruna Herscovitz Jaeger.

“Vamos ter que estudar mais, porque as provas serão descritivas”, falou Laura Fortes que se prepara, junto com sua equipe, para a etapa nacional em Brasília.

“Não esperávamos esse resultado, o Monteiro é o melhor do Estado, parabéns para nossa professora Alexsandra Fachinello”, comentaram nossos “atletas do conhecimento”.

Olimpíada Nacional em História do Brasil ONHB, 4 equipes de 3 alunos do Ensino Médio participaram, destas, 3 chegaram à terceira etapa.

“Foram questões extensas e muito específicas, como por exemplo, sobre personagens da História do Brasil. Tínhamos que pesquisar muito, aprendemos bastante, foi muito gratificante. Fomos até a terceira fase que ficou bem difícil, mas com certeza, no próximo ano vou participar novamente”, Lucca Giacomet de Carli.

Do Desafio Nacional Acadêmico DNA, participamos desde 2015, a primeira equipe foi composta por 5 alunos e um professor. Em 2018, surpreendemos com 9 equipes, que mobilizaram 43 estudantes e 9 professores, alcançando a pontuação de 5º colocado, para alunos do Ensino Médio e 8º, para o Ensino Fundamental no ranking do RS.

“O DNA exige uma pesquisa mais apurada, o maior envolvimento são as hipóteses que temos que levantar para direcionar a pesquisa. Existem caminhos para se chegar às respostas e as hipóteses mais verossímeis encurtam caminhos, eu com certeza vou participar dos próximos DNA”, Rodrigo Delgado.

Parabéns!

FRANCISCO AMARAL GALEAZZI – TURMA 41